Turquia diz não escolher lado na guerra da Síria

Bekir Bozdag disse que seu país tem política diferente de EUA, Rússia e Irã mas que é contra apoio ao regime sírio

Publicado por Maykon dia em Internacional 862 visitas
Turquia diz não escolher lado na guerra da Síria

A Turquia não está contra ou a favor de qualquer país envolvido na guerra da Síria, e sua política para a região é diferente daquela de Irã, Rússia e Estados Unidos, disse o vice-primeiro-ministro turco, Bekir Bozdag, nesta segunda-feira (16).

Os comentários de Bozdag, que é o porta-voz do governo, foram uma resposta a uma pergunta de um repórter sobre um comentário do presidente francês, Emmanuel Macron, que disse que o apoio turco a ataques com mísseis contra a Síria mostrou que Ancara se "separou" da Rússia.

EUA, Reino Unido e França dispararam mais de 100 mísseis contra a Síria na sexta-feira, um "ataque único" que o Pentágono disser ter sido uma reação a indícios de que o presidente sírio, Bashar al-Assad, foi responsável por um ataque com armas químicas usando no mínimo gás cloro.

"A diretriz da Turquia para a Síria não é estar a favor ou contra nenhum país. Não há mudança na diretriz que a Turquia vem seguindo", disse Bozdag a repórteres no Catar. "Não temos uma diretriz unificada com os EUA na questão da (milícia curda na Síria) YPG, e a postura da Turquia não mudou. Também somos contra o apoio incondicional ao regime (sírio) e estamos em atrito com Irã e Rússia nisto", afirmou.

Embora a Turquia esteja cooperando com a Rússia e o Irã para refrear parte da violência na Síria, Ancara vem exigindo há tempos a saída de Assad e apoiando os rebeldes que o confrontam. Os principais apoiadores de Assad são Moscou e Teerã.

A Turquia também tem discordado de Washington quanto ao apoio dos EUA à YPG, que Ancara considera uma organização terrorista ligada a militantes curdos que mantêm uma insurgência em solo turco há décadas.

A Turquia apoiou os ataques aéreos de forças norte-americanas, britânicas e francesas, dizendo que a medida enviou um recado a Assad.

Bozdag disse que seu país não hesita em trabalhar com qualquer país que defenda "princípios corretos" na Síria.


Maykon

Colunista: Maykon Silveira

Cadastrado dia 02/05/2018