Um funil de campanha bem-sucedido conduz os consumidores por meio do reconhecimento da marca e da confiança até a compra. Além disso, acreditamos que uma adição necessária aos funis de campanha modernos é o retargeting.
Com as compras online se tornando uma prática cada vez mais comum, Sleeknote estima que “até 2021, as vendas de comércio eletrônico devem atingir 17,5% das vendas no varejo em todo o mundo ”. O redirecionamento permite que sua marca capitalize os visitantes do site que inicialmente deixaram seu site sem comprar. Ao direcionar os consumidores de volta ao seu site e aos produtos nos quais eles estavam interessados, você aumentará seu ROI geral.
Implementar uma estratégia como redirecionamento, que lembra os visitantes de seus produtos e serviços usando anúncios relevantes exibidos em outras páginas da web, é uma parte necessária do marketing de conteúdo moderno. Ao contrário dos anúncios de pesquisa digital, que são exibidos para novos clientes porque eles pesquisaram um produto ou serviço on-line pela primeira vez, os anúncios de redirecionamento são baseados em informações coletadas por meio de códigos de pixel de redirecionamento. O redirecionamento bem-sucedido permite que sua marca reconquiste consumidores com alta intenção de compra e ajude a movê-los ainda mais em seu funil de campanha.
O redirecionamento é uma das estratégias de marketing on-line mais subutilizadas e é tão simples quanto parece: significa remarketing de seu site para visitantes anteriores usando pixels para aumentar o reconhecimento da marca e as conversões. Uma pesquisa da Statistica de 2019 descobriu que apenas 2,72% das visitas ao site de comércio eletrônico realmente terminaram em uma compra. Táticas como promoções de feriados ou combinação de preços ainda têm seu lugar nas boas práticas de marketing, mas os consumidores de hoje geralmente precisam de várias exposições a uma marca antes de fazer uma compra.
Considere este cenário: seu conteúdo publicado é projetado com as personas de sua marca em mente. Seu SEO é informado por dados coletados de campanhas anteriores e você pode atrair seu público-alvo para seu site regularmente. Mas se esses visitantes do site não se inscreverem em seu blog, optarem por seus downloads gratuitos ou comprarem produtos, você perderá esses clientes em potencial e não terá como continuar a fazer marketing para eles.
Vemos essa situação com muita frequência.
Há muitas razões pelas quais um consumidor pode visitar seu site e sair sem comprar. A vida diária e as distrações digitais podem afastar até mesmo os compradores mais sérios de fazer uma compra on-line em sua empresa. E é aqui que o retargeting pode fazer toda a diferença. Ao lembrar os consumidores de sua marca e produtos, o retargeting pode dar à sua marca uma segunda ou terceira tentativa de transformar um visitante que não compra em um cliente fiel.
COMO EXECUTAR UMA CAMPANHA DE RETARGETING BEM-SUCEDIDA
Está comprovado que o lançamento de uma campanha de redirecionamento aumenta as taxas de conversão porque o público-alvo não são novos visitantes – são consumidores que já estavam pensando em comprar de sua marca e simplesmente precisam de um pouco mais de carinho. Aqui está um rápido curso intensivo sobre como projetar e lançar sua própria campanha de retargeting.
COLETAR E SEGMENTAR DADOS
Comece anexando um pixel de redirecionamento (geralmente na forma de código JavaScript) ao seu site ou página de destino. Isso permite que os cookies do navegador sejam conectados aos navegadores de seus visitantes e fornece os dados necessários para encontrar e se conectar com esses mesmos visitantes novamente. Depois que os visitantes saem do seu site sem comprar ou se inscrever, o pixel de redirecionamento permite que plataformas de publicidade, como o Google Ads, exibam imediatamente seus anúncios de redirecionamento para os visitantes perdidos.
Os dados coletados podem ser usados para categorizar os visitantes do site por comportamentos que exibem enquanto estão em sua página, e essas categorias podem ser usadas para desenvolver anúncios mais específicos para redirecionamento. Por exemplo, você pode segmentar os dados do visitante por visitantes que abandonaram o carrinho ou fizeram compras anteriores, mas navegaram fora desta vez ou se envolveram com determinado conteúdo em sua página. Você pode definir as regras para quem é redirecionado com base no comportamento do site.
REAPROVEITAR O CONTEÚDO EXISTENTE
Os consumidores que já consideraram comprar de sua empresa não precisam saber que sua marca existe. Eles precisam ver que sua marca entende o que eles precisam e pode entregar o que eles querem. Certifique-se de que, ao redirecionar o conteúdo de marca existente, seus novos anúncios de redirecionamento eduquem, abordem objeções comuns, entreguem valor máximo e criem confiança que incentive as conversões. E enquanto estivermos aqui, você também pode considerar aproveitar ofertas por tempo limitado, códigos de desconto ou cupons, porque o FOMO do consumidor é real.
PRIVACIDADE
Conversas recentes sobre privacidade digital abriram um debate sobre segurança digital. Os consumidores de hoje querem ser compreendidos e desfrutar de experiências personalizadas no site, mas não à custa de serem rastreados sem o seu conhecimento.
Para ser claro, o redirecionamento não viola as leis de privacidade, desde que seu site descreva claramente sua política de uso de cookies. Na verdade, os atuais regulamentos dinâmicos de privacidade estão servindo como catalisadores incríveis para agências como a Webtec Marketing mergulharem no mundo cada vez mais maduro da IA. A tecnologia moderna permite que as agências desenvolvam identificadores e personas de usuário mais fortes, o que cria experiências de consumidor personalizadas de nível superior, mesmo com restrições de cookies de terceiros.
ESCOLHA UM SERVIÇO DE RETARGETING
Entender as restrições de tempo e orçamento de sua marca informará sua escolha de serviço de retargeting. Ferramentas de redirecionamento de autoatendimento, como o Google Remarketing , podem ser ótimas opções para marcas que desejam criar campanhas, interpretar dados e ajustar anúncios por conta própria. Os anúncios de redirecionamento também podem ser lançados automaticamente em conjunto com o Facebook ou o LinkedIn.
Se criar uma campanha de retargeting por conta própria parecer complicado e sua marca precisar de experiência comprovada e de serviço completo, considere trabalhar com uma agência que possa colocar sua campanha de retargeting em funcionamento sem problemas. Na Webtec Marketing, não apenas coletamos e segmentamos dados de visitantes para nossos clientes, mas também aplicamos esses dados para criar anúncios de retargeting criativos que lembram os visitantes mornos do site de seus serviços e os convencem a reconsiderar sua marca.