Definir KPIs para o seu negócio de notícias e mídia não é uma tarefa fácil. Você precisa integrar vários canais para entender como cada um deles reflete em seus resultados. Aqui está um pequeno guia sobre como entender tudo isso.
Para qualquer veículo de mídia, manter uma conexão próxima com seu público é fundamental para manter a relevância e aumentar o número de consumidores fiéis de seu conteúdo. Mas, com tantos canais usados para distribuir conteúdo, isso está se tornando cada vez mais difícil.
Seu conteúdo é comentado nas mídias sociais, em fóruns de discussão e, finalmente, em seu site. São muitos canais para acompanhar e, mesmo que você consiga, ainda precisa entender o que todas essas curtidas, compartilhamentos e comentários realmente significam.
Estabelecer um bom conjunto de métricas e KPIs para rastrear o desempenho do seu conteúdo é uma etapa fundamental para entender o que o público está dizendo. Se você acertar, poderá usar esse conhecimento para adaptar seu conteúdo, envolver-se com públicos maiores e monetizar com mais eficiência.
Vamos começar com seu site
Mesmo que seu negócio de mídia remonte à 'idade das trevas' do offline, você provavelmente introduziu um site como um dos principais canais para distribuir seu conteúdo. A publicação de conteúdo online em uma ampla variedade de plataformas tornou-se a norma para a maioria dos editores. Ao fazê-lo, coloca-se uma questão-chave – como tudo isso se encaixa em uma visão única de seu sucesso geral?
O número de usuários e sessões do site é o seu primeiro ponto de chamada. Essas métricas mostram quantas pessoas efetivamente viram seu conteúdo e quantas vezes. Você pode então dar uma olhada em sua estrutura demográfica ( Idade, Sexo ) ou distribuição geográfica ( País, Cidade ). Mas esses dados não dizem nada sobre engajamento.
Para isso, você deve dar uma olhada em KPIs como Average Session Duration , o número de páginas por sessão e, finalmente, Scroll Depth . Estes são um excelente ponto de partida para monitorar e entender o desempenho do site e do conteúdo e vêm com ferramentas populares gratuitas de análise de sites (Google Analytics ou Clarity da Microsoft) e são um ponto de partida para monitorar e entender o desempenho do site e do conteúdo.
Não se esqueça do SEO também. Se você deseja usar uma das ferramentas de SEO especializadas, como SEMrush ou Ahrefs, ou permanecer com os KPIs básicos do Google Search Console ( impressões , cliques, CTR ), você precisa ter uma maneira de entender como seu conteúdo se classifica nos mecanismos de pesquisa , e como você pode corrigir duas coisas – a posição de classificação média e a autoridade de domínio do seu site.
Para o setor de notícias em ritmo acelerado, a classificação no segmento do Google Notícias é essencial, portanto, você precisa garantir que seu site de notícias atenda ao conteúdo e aos requisitos técnicos definidos pelo Google. Mas, você também precisa cuidar da velocidade de carregamento do site monitorando o Core Web Vitals , que se tornará um fator decisivo de classificação de pesquisa a partir de maio de 2023.
Se você quer saber como os KPIs de Mídia Social e Publicidade completam a visão sobre o desempenho do negócio de notícias e mídia.