A evolução bem-sucedida da marca começa com uma estratégia de marketing digital bem projetada e executada. Essa estratégia é construída para garantir que as marcas estejam veiculando conteúdo relevante em todas as plataformas digitais. E em 2023, as estratégias de marketing digital precisam incluir o Metaverso.
O Metaverso é uma iteração emergente da internet. É um ambiente digital simulado e conectado onde os humanos podem interagir e criar experiências juntos, bem como comprar itens virtuais usando NFT, ou tokens não fungíveis. O Metaverse usa uma mistura de VR, AR e AI para criar mundos virtuais para os consumidores. Os principais especialistas em tecnologia, como Nick Pringle, Diretor Executivo de Criação da R/GA, destacam a importância do Metaverso como uma ferramenta interativa, imersiva e social que pode aumentar a conscientização, promover um envolvimento mais profundo e criar valor, tudo dentro do contexto essencial de construir uma comunidade global.
COMO O METAVERSO AFETARÁ O MARKETING
O Metaverso tem o potencial de transformar a moderna indústria do marketing. Em 2028, o tamanho do mercado do Metaverso está previsto para atingir 814,2 bilhões , o Facebook mergulhou de cabeça no Metaverso ao renomear como Meta Platform, Inc, e a Nike recentemente adquiriu a empresa virtual de tênis RTFKT .
Embora todo canal emergente apresente riscos inerentes, os primeiros a adotar esse novo mundo on-line podem colher as maiores recompensas. Atualizar a estratégia de marketing digital da sua marca agora o posicionará para ingressar e ser competitivo no Metaverso à medida que a tecnologia se desenvolve e os consumidores se envolvem com ela em um nível cada vez mais alto. Permitir que os consumidores explorem e interajam com marcas no Metaverso dá às empresas a oportunidade de criar UX de marca em espaços físicos e digitais. A profundidade e a amplitude desse acesso às necessidades do consumidor podem escancarar as portas para as marcas, permitindo que eles mergulhem totalmente os consumidores em seus produtos e serviços em um espaço digital tão facilmente quanto em uma loja física.
E as aplicações para o Metaverse vão além das indústrias voltadas para o consumidor. A Harvard Business Review aponta que outras aplicações dessa tecnologia estão sendo exploradas, como o treinamento de futuros cirurgiões, a apresentação de demonstrações de produtos para funcionários do varejo e a realização de simulações para testar a eficácia da fabricação.
Com opções potencialmente ilimitadas, pode ser um desafio pesar os prós e os contras de investir em uma estratégia de marketing digital orientada para o Metaverso e determinar como planejar sua entrada no metaverso por conta própria.
COMO SE PREPARAR PARA O MARKETING NO METAVERSO
Como qualquer outra decisão de marketing em larga escala, a preparação para o marketing no Metaverso começa com a estratégia . O desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital que inclua os recursos do Metaverse garantirá que sua marca não apenas esteja posicionada para permanecer relevante à medida que o Metaverse se torna mais proeminente, mas também para criar uma experiência aprimorada para seu público.
Considere o seguinte ao projetar sua estratégia de marketing Metaverse:
- Não perca de vista o seu público-alvo . Pode ser tentador envolver-se em qualquer plataforma nova, mas é importante iniciar qualquer estratégia voltando ao básico: reunir insights humanos. Onde seu público-alvo está gastando tempo no metaverso? E qual a probabilidade de adotá-lo? Se sua marca atende principalmente a um grupo demográfico mais jovem, talvez seja necessário acelerar sua entrada no Metaverso.
- Aborde o Metaverso com uma mentalidade de comunidade em primeiro lugar . Este é um espaço que prioriza a criação de experiências de compra inclusivas e simplificadas para todas as pessoas, portanto, aborde-o como o início de uma conversa com os consumidores ou abrace novas oportunidades para aprofundar o envolvimento com o público existente. Pense em quais tipos de experiências aprimoradas você pode fornecer com esses novos recursos.
- Considere as metas de longo prazo e as propostas de valor da sua marca . O que sua marca pode oferecer neste novo espaço digital que se alinhe com seu público-alvo e seja relevante para suas necessidades modernas? Isso exigirá que você desvie fundos ou energia de outros programas importantes que estão funcionando? Nesse caso, pode não ser o momento certo para sua marca ser uma das primeiras a adotá-la.
- Concentre-se na conexão . Lembre-se de que os consumidores se conectam com a humanidade, portanto, não tenha medo de incorporar conteúdo lúdico e mostrar a personalidade única de sua marca. As pessoas serão atraídas para o Metaverso por sua conectividade, não por sua perfeição.
- Obtenha uma segunda opinião . Se você tem um relacionamento com uma agência estratégica de marketing digital (como a Webtec Marketing) ou outro parceiro de marketing, agora é a hora de envolvê-los. Veja se eles podem ajudá-lo a criar um ponto de vista sobre como você pode entrar no Metaverso e como suas estratégias se alinham em seu ecossistema de marketing. O uso de recursos externos pode ajudá-lo a escalar para entrar no Metaverso mais rapidamente e a criar a primeira exposição de sua marca à plataforma.
- Não apresse o processo . O Metaverso ainda está surgindo, então agora é o momento perfeito para criar uma estratégia de marketing deliberada que pode evoluir junto com a tecnologia.
Estabelecer uma estratégia Metaverse sólida pode ajudar sua marca a criar uma experiência personalizada e aprimorada com seu público no centro. Como uma agência de marketing digital orientada por dados , temos orgulho de fornecer aos clientes suporte relevante e focado no consumidor, incluindo a estratégia Metaverse. Se sua marca precisa de um parceiro para ajudar a moldar ou atualizar sua estratégia de marketing digital, entre em contato com a Webtec Marketing hoje mesmo.